sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ACM 1

  Nos últimos dias precisei via Facebook, inúmeros baianos defenderem a volta de Antônio Carlos Magalhães do inferno para governar à Bahia novamente. Esta reação da população me pegou de surpresa, e a minha memória foi grosseiramente desafiada a relembrar os feitos deste político mais do que comum no Brasil.
   Durante esta semana resolvi pesquisar sobre ACM, postei uma parte das diversas conversas que eu tive com conhecedores desta face da política nacional, o temido “Toinho Malvadeza”. Percebi que eu detinha muito material e deveria organizar-lo em textos, sem levar em conta que também deveria discursar sobre um período muito ligado à “Toinho”, a ditadura militar, vamos conversar um pouco sobre está época terrível na América Latina.
  Muito se sabe em mentiras sobre a “revolução de 1964” e pouco se sabe em verdades sobre o governo autocrático militar que dominou este país por anos. Vamos estrutura este texto nas respostas das perguntas formuladas a seguir, Por que foi necessário fazer ditadura? Só teve no Brasil? A quem foi dado o comando do país? O que foi a redemocratização? E o que tudo isto têm haver com o Vovozinho  ACM? O Hitler do pelourinho. `
  A potência mundial na época era os Estados Unidos da América, saiu vitorioso de duas guerras mundiais, não teve nenhum ataque em seu território, a sua perda foi mais de contingente humano, algo que para o sistema capitalista não vale muito, só quando trabalham que vale um “quilo de sal”(imagina ai como são valiosos). A burguesia industrial americana estava em tempo de vacas gordas, praticamente obesas, e a indústria necessitava de alguns produtos primários que não se encontrava em seu território e caso encontrava era pouco. Enquanto isto, na sua vizinha do hemisfério sul, a América Latina, se descobria enormes minas  de ferro, bauxita, manganês e outros recursos minerais, os olhos dos americanos esbugalhavam quando alguém lhe falava de Carajás, Quadrilátero Ferrífero e outros mais. Só que tinha um impasse na mente da burguesia “como podemos pegar estes minérios, afinal estás minas são dos latinos, e a indústria deles não são desenvolvidas o bastante para gerar os produtos necessários. Vamos fazer o que deus nós mandou, vamos “civilizar-los”! Mas espera ai, os latinos já foram meio que civilizados, e além do mais são subservientes, já estão acostumados com dominação estrangeira, já foram colonizados por Portugal, Espanha e Inglaterra; agora chegou a nossa vez. Em contrapartida eles possuem a república, e é impossível colocar uma monarquia, mesmo muito otário defendendo, o que faremos?” A resposta para o que os americanos fizeram e como fizeram, ficará para o próximo post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário