sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Rádio comunitária ou secretária de comunicação.

  O que é a Informação?É o conhecimento que você detém sobre certo conteúdo emitido integralmente ou manipulada de acordo com a ética e os valores do emissor. É muito difícil a informação ser usada com coerência a verdade, mesmo não querendo, deformasse e/ou formasse os fatos, sem levar em conta que o fato já é uma interpretação. Um exemplo bem fácil e direto, é a fofoca, a cidade de Ibititá possui muitas informantes, que de hora em hora fazer sem trabalho com muito labor e dedicação, são “expert” no que fazem.
  Mas no que eu quero chegar?  Com está afronta e ofensa as fofoqueiras de plantão, por enquanto nada, mesmo achando isto um hobby desnecessário e maldoso. O que eu quero, é demonstrar a vocês como é importante e poderoso o domínio da informação e do conteúdo. Isto mesmo, deter os meios que transmitem  e formam a opinião pública é a maneira mais eficiente de controle de um governo sobre a população, mesmo ele sendo péssimo pode ser veiculado como perfeito.
Tenho certeza que agora mesmo, várias pessoas que estão lendo este texto disseram: “Ah! que baboseira, não acontece isto aqui, é coisa de capital”. Pois lamento informar que como a fofoca é manipulada pelos “pra nada”, a política também é.Mas vamos pensar no tamanho correspondente à Ibititá, Qual são os meios de comunicação aqui e quem os controla? São dois. O primeiro, é a população de ofício na calçada de suas casas que ficam observando e comentando o que seus olhos e suas mentes maliciosas percebem, a outra é a estação de rádio, meio mais eficiente e abrangente, pelo fato que chega aos povoados e podendo até mesmo formar  a opinião dos ilustres habitantes da sede.
  O povo, é sabido que ninguém os controla, pelo menos é assim que pensam, pois manipular é fazer  crer que não está sendo manipulado. A estação de rádio “comunitária”, como o próprio nome já diz, devia ser formada pela comunidade, mas não é. Está mesma estação é uma unidade da Secretária de Comunicação da Prefeitura, o secretário é o radialista, olha menino que coincidência! Claro que não, a opinião em toda a cidade é formada e veiculada pela censura que a prefeitura impõe, isto não existe? Está bem, desafio qualquer habitante da cidade que direcione a recepção da emissora de rádio, afirmando que quer fazer uma denúncia urgente contra a administração pública atual, tente pelo menos.



  Há domínio da informação sim em Ibititá, não poder haver questionamentos, críticas, nada. Isto é um absurdo, mesmo para uma cidade pequena, a opinião e a expressão devem ser livre, todos tem que respeitar as divergências de pensamento, o próprio administrador da cidade não é bem receptivo a críticas. Vocês acham que eu escondo a minha identidade pela razão que eu quero  brincar de “V de vingança”, Não! Pois analisaram meus textos pela minha pessoa, não iram refletir sobre o que escrevo, iram simplesmente julgar e dizer “Ah! isto é coisa de fulano ou de beltrano”. Vocês não querem analisar nada, só julgar e julgar. Quando alguém demonstra a verdade e isto os fere, vocês as escondem  afirmando que isto é obra de um e de outro. Por isto que várias outras pessoas que tinha dentro delas o verdadeiro intuito de mudar e prosperar Ibititá se desiludiram, caíram no arrependimento de ter gastado tempo com a tentativa de reviver a morta cidade. Por favor, ibititaenses, pare e pensem, antes que a juventude repita o presente.
  Afirmo novamente, não sou da “oposição” e muito menos da “situação”. Sou um dos poucos que ainda não caiu na desilusão que está cidade não tem mais jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário